Battling Ropes Training

battling ropes training

Battling ropes training ou cordas de treino militar…de certeza que já ouviste falar destas cordas no teu ginásio! O treino com as Battling Ropes inclui-se no conceito de Treino Metabólico – treino que pretende atingir o maior gasto calórico (tanto durante como depois do treino) e que consiste em exercícios compostos (multi-articulares) e estruturais. São o tipo de treino anaeróbico e de alta intensidade e que idealmente envolvem a realização de algum número de repetições e descanso reduzido entre séries.

Existe imensos exercícios que podes realizar com estas cordas, quer seja para aumentar o teu ritmo cardíaco ou trabalhar a tua força de core. Os movimentos mais comuns incluem Ondas, Espirais, Chicotadas, Batidas e todos eles envolvem determinado grau de balanço dos braços para cima e para baixo (ou de um lado para o outro).

É fácil preparar um treino com estas cordas, apenas vais precisar de um ponto de ancoragem das cordas – pode ser um poste, ou uma árvore ou até um colega de treino. No caso de um poste ou de uma árvore podes colocar a corda à volta de modo a ficares com uma ponta em cada mão. No caso de um colega assegura que agarra a corda no meio (ou nas pontas no caso de serem duas cordas) e que sobretudo têm força suficiente para aguentar a tua “fúria”.

Mas então, quais são os benefícios do treino com Battling Ropes?

O movimento constante das “chicotadas” da corda é um excelente trabalho de tonificação muscular e resistência cardiovascular (ficarás espantado como tão poucos movimentos são necessários para acelerar drasticamente o teu ritmo cardíaco), sendo efetivamente um treino metabólico muito exigente e com muitos resultados, entre os quais:

  1. Envolvimento de muitos grupos musculares (movimenta todo o corpo);
  2. Exigência de muita força de estabilização e desenvolvimento do core;
  3. Aumento da coordenação intermuscular (ativação de músculos primários e secundários);
  4. Elevado gasto calórico;
  5. Aumento da força, potência e resistência;
  6. Possibilidade de trabalho aeróbico e anaeróbico;
  7. Desenvolvimento da força de preensão (músculos das mãos e antebraços trabalham de forma dinâmica isométrica).

Rapidamente irás descobrir que estes exercícios não evolvem apenas os braços e ombros, mas o corpo todo!

A medida que vais evoluindo a tua condição física, aumenta o tempo de execução e diminui o de descanso. Durante esse intervalo de tempo deves focar-te em conseguir mantes a intensidade do ritmo do movimento desde o início até ao final independentemente de te sentires a “queimar” – e irás mesmo sentir os teus músculos a “arder”!

É hoje que vais experimentar um treino com Battling Ropes? Conta comigo e rapidamente perceberás o poder deste equipamento.

Bons treinos!

Inês Arcos,

Fitness Instrutor Solinca Norteshopping