Qual será o melhor para iniciantes, exercícios em máquinas ou exercícios com pesos livres?

06/03/2023
bruce mars HHXdPG eTIQ unsplash scaled e1678124380202

Com este artigo ficará a saber as vantagens e desvantagens de ambos. Desta forma, pode tomar a melhor decisão de acordo com os seus objetivos.

Começamos com uma simples definição de ambos:

  • Pesos livres: Pesos que não estão ligados a qualquer aparelho (barras, halteres e kettlebells são alguns exemplos);
  • Máquina: Possuem uma amplitude de movimento definida. (Leg press, chest press, low row, entre outras) As máquinas de “cabos” possuem características de ambos, portanto ficam excluídas desta “luta”. É uma máquina, mas existe liberdade de movimento na execução dos exercícios.

É tendência usar as máquinas de musculação por parte dos Profissionais, em iniciantes, para começar a ganhar força sem correr os riscos inerentes ao manuseamento de pesos livres. Na chamada adaptação neuromuscular ao exercício podem ocorrer acidentes com pesos livres quando a técnica não é dominada e/ou a carga é elevada. Contudo, o que faz sentido é progredir para a aprendizagem dos exercícios sem máquina, e adicionar carga gradualmente.

O movimento mais indicado é aquele que é realizado com amplitude variada, ou seja, em que os ângulos das articulações variam naturalmente em cada repetição. Ao usar máquinas, estamos a condicionar essa variação natural do movimento, a máquina minimiza a variação do movimento. Com isto não quero dizer que as máquinas são totalmente inúteis, elas poderão ser usadas quando desejamos isso mesmo: condicionar a amplitude do movimento, ou seja, devem ser usadas de forma estruturada e intencional.

Por outro lado, o ajuste da máquina também deve ser mencionado. Se as máquinas são desenhadas para a média da população (nem sempre tendo em conta a estatura dos portugueses, principalmente a quem tem estatura mais baixa, com ênfase para a nossa população feminina), muitas pessoas poderão não conseguir obter o ajuste adequado. Ou seja, o movimento poderá ser executado com apoios incorretos e com uma falsa percepção de “segurança” e “estabilidade” durante o exercício.

A questão do trabalho de estabilidade é bastante importante. É fundamental incorporar o trabalho dos músculos estabilizadores em todos os exercícios, e isto só é possível em exercícios com o peso do corpo e com pesos livres. Só nestas condições daremos oportunidade de trabalhar os tão importantes músculos estabilizadores que nos protegem de dor lombar (entre outras) a médio/longo prazo.

Um plano personalizado poderá incluir o uso de algumas máquinas, pesos livres e exercícios com o peso do corpo, de acordo com as características, necessidades e nível do praticante. E o objetivo será SEMPRE progredir para o treino com pesos livres!

 

Tiago Félix

SOLINCA Ermesinde